Prefeito visita as obras de reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe

 

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, visitou nesta quarta-feira (18) as obras de reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe, no bairro da Conquista, que foram reiniciadas e estão em ritmo acelerado. A previsão, segundo o prefeito, é que até o final desse ano, quando conclui seu mandato, a nova e moderna escola será entregue para a população, garantindo instalações mais amplas e um ensino público de melhor qualidade. “Vamos atender a essa antiga solicitação da população, ampliando a oferta de vagas e melhorando a qualidade da educação em nosso município”, garantiu o prefeito.

 

Na visita, Newton Lima estava acompanhado dos secretários da Infraestrutura, Angleito Dias Filho; do Planejamento, Indústria e Comércio, Jorge Bahia (também interino do Governo); e do engenheiro Hermano Fahning, além do representante da empresa construtora. Na opinião do prefeito, a escola está sendo construída dentro dos modernos padrões de engenharia e vai atender com dignidade aos estudantes do bairro Conquista e adjacências. “Infelizmente tivemos alguns problemas durante a edificação, mas com as mudanças realizadas posso assegurar que a população ganhou em qualidade e quantidade”, ressaltou.

 

Equipamentos - A nova Escola Pequeno Príncipe, vai contar com 17 salas de aula – seis a mais do que o projeto preliminar –, brinquedoteca, espaço digital de aprendizagem, sala de reuniões, sala para professores, cantina, banheiros, secretaria e uma área de recreação, rampas de acesso, tudo isso distribuído em dois pavimentos em 750 metros quadrados de área construída. Com a entrega do novo espaço, o objetivo da Secretaria da Educação é fazer com que cerca de 500 alunos da educação infantil e ciclo II (até seis anos) sejam contemplados. Atualmente, a Pequeno Príncipe funciona na sua antiga sede e em dois espaços alugados.

 

Newton Lima fez questão de afirmar que a educação tem sido uma das prioridades de sua administração. Além de investir em reformas de escolas, a Prefeitura de Ilhéus também implantou salas de atendimento multidisciplinar nas unidades de ensino municipais, adquiriu móveis, equipamentos e utensílios para os colégios e conseguiu, através de parceria com o Governo Federal, uma lancha e quatro ônibus escolares para o transporte dos estudantes. Outro grande avanço na rede municipal é que a Prefeitura de Ilhéus foi uma das primeiras da Bahia a garantir o aumento salarial de 22% para os professores e um reajuste acima da inflação para os demais trabalhadores da educação.

 

A reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe é executada pela Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios e também do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os serviços sofreram uma interrupção por motivos técnicos, mas já foram retomados e atualmente dezenas de operários trabalham na obra para garantir a construção de da escola, que deverá ser uma das maiores e mais bem equipadas da cidade. Para o vereador Paulo Carqueija, a entrega desta unidade será um dos principais presentes da atual administração pública para a população ilheense.

Além da construção da nova sede da Escola Pequeno Príncipe, diversas unidades da rede municipal de ensino passaram por uma reforma com o objetivo de preparar a estrutura física educacional do município para receber os estudantes e professores. “Apesar de todas as dificuldades financeiras, a Prefeitura de Ilhéus tem envidados esforços para garantir mais dignidade para os alunos e professores, investindo não somente em novas instalações, mas na valorização profissional dos educadores e demais profissionais da educação. E isso é uma marca de quem tem compromissos com a educação pública de qualidade”, complementou o prefeito.